Ikea, meu amor
Ou
Razão #2.003.498 pela qual estou velha

No Ikea (ou a Ikea, ou Ikêa, Ikêá, Aikia, etc.) existem objectos tão surpreendentes como um rolo de plástico semi-aderente para forrar gavetas, descascadores de alhos (é uma coisinha com 5 centímetros, por Deus, arranja-se com uma faquita, não é como descascar um coco!) e coisas que antes existiam apenas na imaginação dos decoradores de interiores. O Ikea dá-me uma sensação que é a razão #2.003.498 pela qual estou velha e que passo a explanar: quando eu era adolescente não existia ainda a Zara ou, quanto muito, existiria em Lisboa. Eu comprava a minha roupa na feira e, de vez em quando, lá ia a uma loja que era, invariavelmente, caríssima e, por isso, pouco frequentada. Hoje existe Zara, Berska e outros sucedâneos, o que faz com que esta mula de 27 anos ande a tentar recuperar o tempo perdido, vestindo-se como uma adolescente. O que não só é deprimente como é a razão #2.003.499 pela qual estou velha e um bocadinho caduca. O Ikea surge na minha mente da mesma forma. Vivi 27 anos numa casa cujas mobílias foram compradas em lojas de bairro ou feitas à medida. Viverei muitos outros numa casa que é uma das quase infinitas combinações que se podem fazer no Ikea. Vantagem disto tudo: tanto na roupa como na mobília poupa-se um dinheirão. Desvantagem disto: sou igual a todas as outras pessoas de quase 30 anos que se vestem como pitas e vivem em casas cuja mobília pode ser chamada pelo nome. Impossível de pronunciar, ainda por cima!

Karvela

Comentários

Arnaldoooooo disse…
Fui algumas vezes ao Ikea. Mas sempre foi com pessoas que vivem nas mobilías-tipo-Paços-de-Ferreira. Espero encontrar alguém que vá comigo para descobrir os descascadores de alhos :)
rititas disse…
então e a loja "porfírios" na baixa lisboeta? esse grande icon da roupa nos anos 90...

ehehhe... estive em paços de ferreira há pouco tempo e aquilo é mesmo o mundo dos móveis... um enjoo...
Anónimo disse…
Tu vestias-te na feira!?!...

(Silêncio)

Agora percebo a cena das colegiais japonesas, mais o outro actor que teve a sorte de fazer de Wolverine (a.k.a. Hugh Jackman)...
Piston disse…
Umas manchas de urina no mobiliário faz dele peças únicas. Pensa nisso e trata de reencaminhar as tuas necessidades fisiológicas.
Anónimo disse…
ok, este não pode passar em branco lol

guilty of charge! tenho 28 e visto-me que nem uma pita nos seus anos dourados, na breshka e na pull & bear, e a mobília da minha casa toda, apenas o sofá e o tapete da sala não vieram do ikea. ah, e todos os têxteis também vieram de lá.... que degredo! lol