Projecto Moda Episódio 5: Estás fora de moda. Anda cá. Parabéns.

Desafio da semana: criar um coordenado (se bem que esta semana o Senhor Fuinha voltou ao áutfit) inspirado numa cidade ou num país ou numa zona do globo. E, para não variar, os nossos désainers queixaram-se até à náusea. "A fotografia não me inspirou" "Não gosto que me escolham os tecidos" "Eu faço os meus próprios estampados". Chapada com as costas da mão é o que vocês precisavam em vez de Vitamin Water. Siiiiim, que eu bem a vejo, subliminar e deliciosa...

Momentos:

O André cantou o Fgy Me To The Moon. Um grande bem-haja para a produção, que decidiu pôr um bocadinho do original, que eu já estava quase a ter um episódio psicótico. O moço até nem desafinou mas tem uma voz que parece um flugelhorn. Gostei quando ele olhou de fininho para cima, a ver se alguém estava deslumbrado com a sua corneta humana, mas nada, só levou um comentário bitchy do Amorim "Deixámoda báitembora". O André já não impressiona esta multidão.

Ouviram todos? Hm?

Aparentemente toda a gente decidiu irromper em musical, que o Amorim desata a cantar o Three Little Birds do Bob Marle (irmão da Manuela Marle) e o André atribui a leveza de espírito à saída da Rojina, Presidente do Mundo. Pois os teus colegas não podiam discordar mais, porque pelo menos o Reis e o Amorim dizem que preferiam que o André já estivesse longe.

Novo momento musical com o All By Myself. Baixou santa Céline no Amorim, mas a produção mais uma vez foi fofinha e deu-nos a versão original, do shor Eric Carmen. Não deixa de ser uma xaropada inconcebível mas pelo menos não nos presentearam com uma senhora cuja glote é mais maltratada que um PoW.

Diálogo da semana:
André - O que eu estimo a minha máquina...
João - Oh, porque raramente a usas!
André - Não sei, é porque simplesmente estimo. Cuido-a com carinho.
João - A nossa cansa-se de trabalhar.
André - Ai a minha não, a minha é muito mais zen.
João - Tá de férias.
André - Não está de férias, simplesmente só trabalha das 9 às 5.
João - *pulso partido* Das 9 da noite às 5 da manhã...!
André - Ai a séguio, pogue favogue eu não estou a acgueditague nisto. (porque é que o belfo que vive dentro do André sai quando ele se enerva?). Vamos parar?



O João faz questão de nos explicar - porque nós de facto não vemos tudo e esta confissão deu uma nova perspectiva à coisa - que o André ainda não fez um coordenado com fecho e tem prendido tudo com alfinetes. Como não costuro e estou mais preocupada em transcrever diálogo, ainda não tinha percebido que o moço não costura fechos e as roupas são cosidas já com a modelo lá dentro.

Agrafador sem agrafos

Pela boca morre o peixe; o pobre João disse uma boa verdade: o júri devia olhar para os acabamentos e não necessariamente só para o chamado "styling". E foi mesmo essa a queda do precipício. Mas já lá vamos...!

As farpelas, em ordem alfabética que não quero que alguém me dê uma unhada:

Amorim: ouch. A sério, ouch. Que coisa mais feia. Relembro os velhos tempos, quando a Maria fez farpelas para os putos Von Trapp com cortinados do quarto. Ou então isso foi numa película. Seja como for, levas uma jornalada no focinho só por causa disto que fizeste esta semana. 


André: coseu a roupa com a moça lá dentro; fez uma coisa totalmente previsível com uma saia merdosa e um styling que foi muito elogiado. Eu, leiga, só vi sacos de compras e um cabelo tão mal amanhado que parecia que a modelo tinha dormido uma sesta depois de o ter arranjado. Claramente só fica porque traz drama.

Carina: meh. Compreendo que haja aqui uma visão, mas não me excitou particularmente.


João: burra como sou, foi o que mais gostei. Mesmo que seja literal. Aquelas calças são de uma construção impecável. Quantos já não foram à vida no Project Runway por não terem umas calças decentes? Este faz umas slim espectaculares, põe-lhe uma reminiscência japonesa por cima e foi "literal". 

Reis: como a Carina, percebo que haja uma visão e uma bela construção, mas não me titilou.

Vera: segundo favorito. Gostei do que ela fez com os pós, mas nisso lá vou concordando com o júri: ela está ainda muito contida, precisa de soltar aquela franga.

Na semana passada o júri mereceu a minha clemência. Esta semana a convidada foi a Catarina Furtado. Podias ter falado menos, moça. E também podia ter havido menos circle jerk entre ti e a Nayma quando foste apresentada. Meh, foste a menos má, apesar de interrompida sem misericórdia pelos outros membros do júri. A senhora que trabalha na Modalfa também não falou grande coisa, por isso é deixá-la viver. Agora o Briard e a cotta passaram-se da moleirinha. Especialmente a cotta.
The designer formerly known as Manuel Alves (don't sue me!)

Sleepy McSleeperson

Então o André defendeu bem a peça mesmo que lhe tenham perguntado directamente se tinha cosido a roupa com uma manequim lá dentro? Mesmo que o Briard lhe tenha chamado nódoa? Só porque ele fez a cotta sorrir? Será que sentiu calores a sul do equador, coisa que já não experimentava desde que a chica lhe desapareceu de vez? Foi por isso que um tipo com umas calças muito bem feitas (com fecho, vá!) foi com os porcos só porque foi literal? A cotta disse que ela era uma geisha pobre e o senhor das barbas usou a palavra tácito da maneira mais errada possível. Mas disse também a coisa mais certa: "Este Projecto Moda implica que um indivíduo um dia vá fazer a sua colecção"... foi aqui que a cotta discordou, dizendo que não necessariamente, pode mandar fazer. Boa. Espectacular.

E ficou a frase mais esquizofrénica da Nayma:
"Estás fora de moda. Anda cá. Parabéns." 

Depois desta saída totalmente injusta, ficamos com cinco designers, quatro dos quais bastante talentosos. Bem, três: a Carina, o Reis e a Vera. O Amorim ainda não entendi muito bem... preciso de mais uma semana para o compreender. Se ele não passar o tempo a queixar-se. Que vai.

Karvela

P.S. Eles podiam era ser um bocadinho mais visionários (basta imitar os americanos) e não ejacular precocemente em cima do público (ew). Neste episódio ficámos logo a saber que era a Catarina Furtado a convidada; e para a semana já sabemos que vai ser roupa para cães e para a respectiva dona. Mestres do suspense, estes!

André is not pleased.

Comentários

Pecadora disse…
André is never pleased, apesar de se safar sempre sem fazer uma coisa de jeito. Nunca o vi com uma agulha na mão, quanto mais a coser à máquina (ele ama de loucura aquele aparelho, tanto que não o utiliza p'ra não estragar). Eu é que não queria ser a modelo designada pra este senhor (por outro lado podia ser que me picasse aqui as minhas almofadinhas acolchoadas e eu perdesse umas gorduritas, não era mau de todo).
E o que dizer deste "jure"! Cada vez embirro mais com o Manél. Deve ser comó André, parece-me que tudo o que envolva mais que um agrafador e uma almofada de alfinetes, já deve ser "estilismo" a mais p'r'aquela cabecinha... Será que também é daqueles que mandam fazer a sua colecção? Estou a ser má, mas o homem não abre a boca para dizer duas coisas acertadas de seguida, qué que querem?!?
Bxana disse…
O Manuel Alves deve estar agradecido à grande Karvela: conseguiste uma imagem do seu lado mais fotogénico.

:)
Unknown disse…
Confesso - passei a ver com mto mais atenção o projecto moda, desde que sei que faz estes comentários!!!

O programa é apenas o meio para um fim!

GENIAL!
sofia disse…
Também era o meu favorito! Eu usava aquele fato!
Muito injusta aquela saida!
Anónimo disse…
O André de facto não vale um chavelho o que só confirma a minha teoria de que ele está ali por causa das audiências. Mas também não acho que a saída do João tenha sido assim tão injusta especialmente, porque ele já tinha estado naquela situação - de saída - várias vezes.
mãe pimpolha disse…
Ahahaha, não consigo decidir o que gostei mais. Adoro as falas do andré.
Tb achei injusta a saída.
Ana S. disse…
Eh pá! Eu na TV não consigo ver o Manel assim tão elegante!!! Tens poderes...

Sabes que também não será esta semana que irás compreender o Amorim. Só vamos compreender que ele precisa de se tratar...

Só para ser estraga-prazeres e quem não quiser esperar até Domingo para ver as farpelas:

http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/projectomoda/?tag=1075&t=Concorrentes.rtp

A RTP está mesmo decidida a perder audiências...