Agora apetece-me beber um latte machiato com extra foam

Durante a minha estadia em Barcelona neste Verão fui finalmente a um Starbucks, o Céu dos cafeinómanos como eu. O kramer dizia que é uma loja que lhe faz espécie porque tem escolha a mais, tem muita esquisitice.

kramer, meu companheiro de vida, tu achas realmente que os outros é que são esquisitos? Tu já ouviste um grupo português a pedir um cafezinho ao fim do almoço? Lembro-te que tudo isto são variações de uma bica: tenho uma amiga que só quer café cheio, se não for cheio volta para trás; outra que bebe sempre pingado; há umas senhoras no barco que bebem abatanado e eu própria, se estiver muito em baixo, dou-lhe com um duplo.

O exemplo de uma outra amiga só bebe cariocas é perfeito. Muito raramente ela fica contente com o carioca que lhe servem porque nunca é realmente como ela gosta, e só percebi o que ela quer no outro dia…
Na semana passada fomos ao Rui dos Pregos a Queluz desgraçar-nos com prego, batatas fritas e ovo estrelado e, no fim, são 4 cafés… e?

Amiguinha – Bem… eu não sei se quero…
Senhor espirituoso que nos serviu – Então não sabe ou não quer?
Amiguinha – É que… eu quero um carioca, mas não é bem um carioca… eu quero é pingado mas de café!
Senhor espirituoso que nos serviu – Ok, isso arranja-se. Quer um carioca mas em vez de ser pingado de leite quer pingado de café.
Amiguinha – Mas deu para perceber? Não quero café, quero só um pingo de café!
Senhor espirituoso que nos serviu – Percebi, pois!
Karvela – É que se vier mal feito ela não bebe!
Senhor espirituoso que nos serviu – Vai ver que eu sei o que você quer!

Pois para a mesa vêm 4 cafés e uma chavenazinha de leite com um pinguinho de café.

Amiguinha – É mesmo isto!!! Sabe que é difícil acertarem, mas o senhor acertou!!!
Amiguinha 2 – Mas… isso é uma chávena de leite com um pingo de café…!
Amiguinha – Sim, e depois?
Amiguinha 2 – Então não era mais fácil pedires logo assim?
Amiguinha – Não, porque é mais difícil. É mais fácil pedir um carioca.

Muito mais fácil!

Karvela (petição para vir um Starbucks para Portugal?)

Comentários

Anónimo disse…
Eu também assino. E pelo caminho invento aí 3500 nomes falsos só para despachar a coisa.

Eu também perdi a minha virgindade starbuckiana em Barcelona. Tirei uma fotografia à porta e tudo.

Mas de tudo, o que mais me impressiona é que alguém no Rui dos Pregos percebeu a special order de leite pingado.

O leite deve fazer horrores ao bafo a alho após um dos míticos pregos.
Anónimo disse…
Hummm na minha terra isso chama-se um "garoto claro" por isso qd a tua amiga for à Madeira basta pedir isto e sai de lá satisfeita :)).
Sempre pensei que o carioca de café fosse aquele água que fica depois de se tirarem 20 cafés com a mesma borra...
nspfa disse…
N fazia ideia q uma miuda do Montijo ou assim vinha comer ao Rui do Pregos a Queluz. É raro o dia q n lá vou! A minha casa é a 100 metros e a apartir de ag vou ter o cuidado de ter sempre as janelas limpas pa n passar vergonha
Zariza disse…
Tens de elucidar a tua amiga... o que ela quer é mesmo um garoto clarinho..... carioca é café aguado e pode ser conseguido de 2 maneiras:

1.º deixa-se correr o equivalente a uma bica antes de colocar a chavena (entendido???)

2.º tira-se um café muto curto e acaba-se de encher a chávena com água quente.

E isto é verdade verdadinha.... diz quem sabe e tem um estabelecimento onde se vende café :).

Quanto ao Starbucks como sabes coneço há muito tempo e por deus o que eu amo aquilo... ele é café de todos os sabores e feitios e acredita que se o kramer acha que em Barcelona é muita coisa então ele que experimente nos EUA, é bem pior, ou melhor, é beeeem meeelhooooor.
Anónimo disse…
Apoiado. Starbucks em PT, já!!!