Adenda ao post anterior: a Susana


A Susana é uma das minhas grandes amigas de faculdade. A Susana é uma das raparigas mais genuinamente belas que conheço. Pele clara, cabelo escuro, olhos azuis piscina, alta, magra, doce. Um horror, portanto. Durante um ano lectivo frequentámos juntas o nível I de Língua Gestual Portuguesa. No nível I aprende-se vocabulário para depois no nível II se aprender a construir frases e a conversação. Por isso, naquele primeiro ano tivemos um overload de informação. Na turma havia ouvintes e duas surdas que tinham feito terapia da fala mas que queriam aprender LGP.

Cenário: aula de vocabulário de comida. Tópico: o pequeno-almoço.
Café
Chá
Pão
Pão com manteiga
Torrada
Torrada com manteiga
Iogurte
Cereais

Cereais

CEREAIS

CE-RE-AIS

E de modo algum as nossas colegas surdas conseguiam ler-nos nos lábios o que eram cereais (ora experimentem lá e vejam se não é difícil entender "cereais" com a cerrada pronúncia portuguesa?).

CE

RE

AIS

Nada.

E a Susana, no seu ímpeto de ajudar as colegas, aliado a uma inocência sem precedentes: "CHO-CA-PIC!"

Nada.

Os ouvintes quase caíram das cadeiras a rir, o que piorou a fúria das amiguinhas surdas, que ficaram ainda mais a leste com o que raio se estaria a comer ao pequeno-almoço.

Valeu a intenção, Susaninha, mas a solução foi mesmo escrever.

Karvela (A Susana hoje vive no Dubai, trabalhando na Air Emirates. Espero que não tenha armado muita confusão à pala da sua inocência... felizmente está quase a voltar de vez.)

Comentários